terça-feira, 22 de setembro de 2015

Formiga de Estalo


"No ser humano a picada dessa formiga pode causar dores intensas que se assemelham a picadas de abelhas, e muitos dizem também parecer mordida de cães."

É muito comum encontrarmos em nossos quintais, jardins e até dentro de nossas casas formigas em busca de alimentos açucarados ou outros insetos. Somente no Brasil existem milhares de espécies de formigas, sendo algumas inofensivas e outras super agressivas. 

A maioria das formigas vivem em colônias super organizadas. A maior parte dos formigueiros são compostos por diversas câmaras cada qual com sua funcionalidade, como ninhos, depósito de alimentos, lixo, cúpula da rainha, cúpula das ninfas e até mesmo cemitérios onde são depositados os indivíduos mortos ou com alguma doença. Todos esses compartimentos são interligados por centenas de túneis, que em alguns formigueiros, dependendo da espécie da formiga, podem chegar a 18 m de diâmetro e 4 m de profundidade ou mais.

Para muitos, esses insetos não passam de pragas urbanas e agrícolas que destroem as plantações e infestam os alimentos de nossas cozinhas. As formigas doceiras são mais resistentes que outros tipos de formigas, pois as mesmas se redistribuem por diversas colônias em paredes, armários e pisos. Quem nunca reparou que quando colocamos inseticida para eliminar formigas, horas depois elas surgem em outros lugares e ainda continuam a nos atormentar? Apesar dos tormentos que as formigas doceiras trazem para a sociedade muitas delas são inofensivas. Muitas outras espécies de formigas possui ferrões e mandíbulas poderosas, que ao picar um ser humano ou um animal pode trazer dores intensas, alergias e inchaço no local. É o caso da formiga que venho destacar: a Formiga de Estalo.

Formiga de Estalo
As Formigas de Estalo são formigas super agressivas com potentes mandíbulas e um ferrão altamente potente, capaz de paralisar suas vítimas em poucos segundos. Estudos indicam que esta formiga possui a mordida mais poderosa dentre o reino animal que pode chegar a 100 km/h. Outros estudos também afirmam que sua mandíbula é capaz de lançá-las ao ar, às vezes a 230 km/h. 


Em Mimoso do Sul por apresentar clima tropical este tipo de formigas podem ser encontradas em toda zona urbana e rural do município. Nas selvas mimosenses a Formiga de Estalo constrói suas colônias em troncos podres e /ou sob acúmulo de folhas em decomposição, principalmente onde há presença de umidade. No ser humano a picada dessa formiga pode causar dores intensas que se assemelham a picadas de abelhas, e muitos dizem também parecer mordida de cães. Seria uma experiência super dolorida e perigosa para aqueles que caíssem em uma colônia de Formiga de Estalo. Nas matas elas estão por toda parte, portanto todo cuidado é pouco.

Formiga de Estalo picando um ser humano
Por mais que  esta formiga traga terror e pânico para o homem, também se destaca pelo seu importante papel no ecossistema. A Formiga de Estalo é uma grande predadora que ajuda no controle de outros insetos e até mesmo aracnídeos venenosos como pequenas aranhas e escorpiões. Produzindo um tipo de segurança para o ser humano. 

Para evitar acidentes com este inseto, o que se deve fazer é manter sempre limpos os quintais e jardins de nossas casas. Eliminando troncos podres e materiais que possam acumular umidade. A natura sempre tem a lei do espaço. Você respeita o seu e elas o dela. Pois na floresta, animal nenhum ataca se não se sentir ameaçado.
Texto: Thiago Costa Santiliano

29 comentários:

  1. Respostas
    1. Loide, a formiga de estalo se alimentam de tudo que encontram pela frente, desde pequenos insetos, frutas em decomposição e até mesmo nosso lixo.

      Excluir
  2. Minha irmã acabou de receber uma mordida dessa formiga. Reclama de muita dor e está inchado o local da picada.

    ResponderExcluir
  3. Marcinhu, realmente a picada é muito dolorida, e em pessoas alérgicas podem mesmo causar inchaços.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado! Em breve novas matérias estarão disponíveis.

    ResponderExcluir
  5. Acabei de ser picada , realmente a dor é horrível...ficou muito inchada a região...não é venenosa pelo que entendi...mas me assustei, o barulho dos ferrão é impressionante... Obrigada pela matéria.

    ResponderExcluir
  6. Acabei de ser picada por uma dessa a dor é insuportável...Tentam evitar o maximo possível

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também...acabou de me picar. Arde e queima. Bicho danado

      Excluir
  7. Fui picado por uma dessa e como sou alérgico, meu corpo encheu de caroços e coceira. Não desejo esse mal pra ninguem. Será que existe remédio ou vacina contra picada de inseto? Obrigado

    ResponderExcluir
  8. Realmente a dor é intensa,já fui picado por essa formiga e por uma abelha.
    Em mim a picada da formiga foi pior!

    ResponderExcluir
  9. Seu post é muito bom. Parabéns! Aconteceu algo interessante na minha casa , comprei um objeto que veio com baratas francesinha que logo tornou-se uma infestação, depois de meses tentando me livrar dessa barata indestrutível (rsrs) surge essa formiga e em menos de 1 mês eliminou as baratas. Fiquei curiosa pq vi a formiga atacando uma barata e ouvi um estalo e a barata caiu na hora, até parece uma descarga elétrica. Ngm da família foi picado até agora (que bom), tenho medo pq tenho filho pequeno, mas gostei demais dessa formiga danada 😁

    ResponderExcluir
  10. Em minha casa tem bastante. Quando recolho as folhas do chão em um saco elas ficam excitadas. Ao mexer no saco o som das mandibulas se assemelha muito ao crepitar de uma fogueira.

    ResponderExcluir
  11. Bom post...tirei umas dúvidas...ela parece um tipo de aranha...

    ResponderExcluir
  12. Essas formigas fizeram ninho noeu jardim, e a picada é realmente dolorosa. Passei um pouco de álcool na região da picada e a sensação melhorou!

    ResponderExcluir
  13. Nossa dói muito mesmo, eu senti uma dor forte na hora da picada e a medida que o tempo foi passando a dor aumentou e está inchado

    ResponderExcluir
  14. Como se livrar desse tipo de formiga, qual veneno usar contra elas, em minha casa há uma infestação

    ResponderExcluir
  15. Eu fui picada por uma formiga preta de asas, que entrou em minha casa , através da chuva , só senti a dor da picada momentânea, ficou inchado o local , somente da picada. Não estou sentindo nada , há algum perigo???

    ResponderExcluir
  16. Acabei de ser picado por uma, a bandida estava dentro do meu calsão, me picou assim que saí da piscina. Me mordeu forte mas não conseguiu injetar muito veneno. Inchou no local e parece que está queimando. Se salvou ainda... soltei de volta na grama.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que essas formigas sejam feministas radicais pois parecem preferir pinicar só nessas partes, já levei também um ataque semelhante e acrescento que além da dor ela me impregnou com uma catinga bem podre (outra arma delas)

      Excluir
  17. Acabei de ser picada.
    Que dor é essa?
    Arde, queima e dói muito

    ResponderExcluir
  18. meu filho de 3 anos colocou uma dessa dentro da frauda dele, levou 3 picadas na pingola como diz ele passei um gel e fiz uma massagem ficou irritado o local mas a dor passou

    ResponderExcluir
  19. Meu cachorro foi picado ao buscar uma bolinha de borracha. Quase morreu! Vomitou, enrolou lingua, Perdeu os sentidos... não fosse correr para veterinário ele teria morrido.
    Está em tratamento pois o fígado foi afetado. Tomou muitas picadas

    ResponderExcluir
  20. Como é a rainha da formiga estalo?

    ResponderExcluir
  21. Nossa fui picada por esta formiga ontem, uma dor terrível o local esta bem inchado e queima muito. Não tem uma medicação para melhorar isso?

    ResponderExcluir
  22. Fui roubar galinhas de noite e depois senti algo bicando no meu saco, estava na avenida cheia de carros no momento do ataque, minha reação foi abaixar a zorba no meio da calçada pensando que podia ser uma caranguejeira e me espantei quando vi que a dor era dessa formiga fedorento.

    ResponderExcluir
  23. Fui roubar galinhas de noite e depois senti algo bicando no meu saco, estava na avenida cheia de carros no momento do ataque, minha reação foi abaixar a zorba no meio da calçada pensando que podia ser uma caranguejeira e me espantei quando vi que a dor era dessa formiga fedorento.

    ResponderExcluir